segunda-feira, 23 de abril de 2018

Lógica Booleana

 Você já deve ter pesado que os computadores só trabalham com números, não é mesmo? Pensar isso não é errado, mas também não é certo.

 Nós humanos, usamos o sistema decimal (de 0 a 9), você já deve ter pensado porque. Bem, quantos dedos temos nas mãos? Isso! 10 dedos.

 Os computares usam o sistema binário (0 e 1),esses foram os números que deram origem a lógica booleana.

Na lógica Booleana, o zero representa falso, enquanto o um representa verdadeiro. Para trabalhar com esses valores e torná-los algo lógico, que possa ser aplicado, são necessárias as chamadas PORTAS LÓGICAS!
Calma, não se assuste, vamos falar apenas dos três principais.






NOT

A porta lógica NOT é também conhecida como inversor por, literalmente, inverte o bit de entrada. Se o bit de entrada for um, por exemplo, o bit de saída será zero, e vice-versa.

AND

And, traduzindo para o português, significa E. Assim como no português o E é usado para a junção de idéias, na lógica booleana é aplicado da mesma maneira.
Essa porta lógica possui dois bits de entrada e um de saída. Para que o bit de saída seja verdadeiro (valor 1) ambos os bits de entrada devem ser verdadeiros.


OR

Or, significa OU e, assim como no português o “ou” tem a função de indicar escolha, na lógica booleana é quase a mesma coisa. Da mesma maneira que a porta AND, a porta OR possui dois bits de entrada e um de saída.
Para que o bit de saída tenha o valor um (verdadeiro), pelo menos um dos bits de entrada precisa ser verdadeiro.





Sem comentários:

Enviar um comentário

VÍDEO