terça-feira, 13 de março de 2018

Cinco tipos de computadores


1. Primeira Geração
Marcada pela utilização da válvula, a primeira geração de computadores têm como destaque, equipamentos enormes, pesados e desenvolvidos unicamente para realizações de cálculos. Dois exemplos de computadores dessa fase são o ENIAC e UNIVAC. O ENAC por exemplo, pesava 30 toneladas.
Foi projetado por J. Presper Eckert e John Mauchly, os inventores do ENIAC para uma empresa fundada por ambos, a Eckert-Mauchly Computer Corporation, mas só ficou pronto após esta ser adquirida pela Remington e virar a divisão UNIVAC.
   


2. Segunda geração
       A segunda geração, que começou em 1956 e foi até 1963 explorou um componente novo: o transistor. Ele tinha a mesma funcionalidade da válvula, mas ocupada uma fração do espaço consumindo muito menos energia e dissipando muito menos calor. Além disso, a disponibilidade do componente era bem maior que a da válvula. Os primeiros computadores a explorarem o transistor foram o LARC (da Sperry-RAND) e o Stretch (da IBM), ambos usados em pesquisa nuclear.
       A segunda geração melhorou a velocidade de resposta e teve um aumento considerável nas vendas, mas a principal diferença foi percebida no peso e no tamanho dos equipamentos. O IBM 7094 pesava 890 kg, trinta vezes mais leve que seus antecessores.




3. Terceira geração
      Mas parecido com o jeito de trabalhar hoje, os computadores da terceira geração passaram a ser produzidos acompanhados de teclados e monitores.
      O sucesso de vendas desse período foi o modelo produzido pela IBM chamado IBM 360, que pesava 907 kg.
Outro avanço foi a possibilidade de realizar upgrade nos computadores, ou seja, melhorar sua capacidade.



4. Quarta geração
       A quarta geração marca o período de aproximação dos computadores aos lares. Surge nesta fase o termo “PC” (Personal Computer) para identificar os computadores pessoas.
       Alguns destaques inicias desta geração são o computador Apple II, da Apple Computers, o surgimento da empresa Microsoft no mercado, o sistema MS-DOS da Microsoft e do IBM-PC.
        A interface gráfica começou simples, apenas com a digitação de comados e foi evoluindo com o tempo para cores e formas diversas.
       Na concorrência pelo mercado a IBM PC – XT, que começou a tomar o mercado da Apple. Com o tempo a IBM se tornou a líder de mercado na venda de computadores pessoais.
      Uma grande diferença entre os produtos das duas empresas era sua arquitetura. Por um lado a Apple apresentava “arquitetura fechada” onde tudo era produzido pela própria empresa e somente por ela. Já a IBM utilizava “arquitetura aberta” permitindo que outro desenvolvessem programas e peças para seus computadores.
    Outra novidade desta geração foram os Notebooks, uma forma portátil de se utilizar computadores.

    
Ainda podemos destacar nessa geração a mudança na contagem de tempo do processamento das informações. Até a terceira geração essa contagem era feita por ciclos e passou então a ser feita por clocks.




 5. Quinta geração
A quinta geração é marcada por grandes avanços tecnológicos como a visualização em LCD e LED, os aparelhos portáteis e os aparelhos sem fio.
 Além disse os recursos de processamento foram ampliados ao passo que as peças foram diminuindo cada vez mais.


4 comentários:

VÍDEO