segunda-feira, 23 de abril de 2018

Arquitetura de Computadores

 A importância dos dispositivos de entrada e saída é que eles permitem que o usuário dê comandos a maquina, fazendo com que ela mande uma resposta de volta, fazendo com que ocorra uma maior interação do usuário com a máquina.

  A memorias tem como função de alguma forma de armazenamento (temporário ou permanente) .
  TIPOS:
Secundária •Mem. auxiliar ou de massa •Garante um armazenamento permanente dos dados do computador • Ex.: HD, Pendrive, CD, etc.
Principal •Memória de Acesso Randômico (#RAM) •Mem. Temporária, armazena apenas os dados dos programas que estão sendo executados. •Ex.: RAM, EPROM, ROM, etc.
Cache •Mem. temporária, localizada entre o processador e a principal • Sua função é acelerar a velocidade de transferência •Ex.:L1, L2,L3, etc.
Registradores •Mem. temporária internas ao processador •Tendem a guardar informações o mais temporariamente possível.

Ainda temos a memoria virtual, que é uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário.

Resultado de imagem para memoria virtual



A memoria ROM é um tipo de memoria usada somente pra leitura, ou seja, ela só pode ser colocada uma vez, não pode ser regravada. Basicamente, essa é a função da memória ROM: oferecer dados apenas para leitura. Normalmente, a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo.

Temos também os processadores que basicamente processa informações, diz oque o computador tem que fazer.

Lógica Booleana

 Você já deve ter pesado que os computadores só trabalham com números, não é mesmo? Pensar isso não é errado, mas também não é certo.

 Nós humanos, usamos o sistema decimal (de 0 a 9), você já deve ter pensado porque. Bem, quantos dedos temos nas mãos? Isso! 10 dedos.

 Os computares usam o sistema binário (0 e 1),esses foram os números que deram origem a lógica booleana.

Na lógica Booleana, o zero representa falso, enquanto o um representa verdadeiro. Para trabalhar com esses valores e torná-los algo lógico, que possa ser aplicado, são necessárias as chamadas PORTAS LÓGICAS!
Calma, não se assuste, vamos falar apenas dos três principais.






NOT

A porta lógica NOT é também conhecida como inversor por, literalmente, inverte o bit de entrada. Se o bit de entrada for um, por exemplo, o bit de saída será zero, e vice-versa.

AND

And, traduzindo para o português, significa E. Assim como no português o E é usado para a junção de idéias, na lógica booleana é aplicado da mesma maneira.
Essa porta lógica possui dois bits de entrada e um de saída. Para que o bit de saída seja verdadeiro (valor 1) ambos os bits de entrada devem ser verdadeiros.


OR

Or, significa OU e, assim como no português o “ou” tem a função de indicar escolha, na lógica booleana é quase a mesma coisa. Da mesma maneira que a porta AND, a porta OR possui dois bits de entrada e um de saída.
Para que o bit de saída tenha o valor um (verdadeiro), pelo menos um dos bits de entrada precisa ser verdadeiro.





Minha avaliação

Capítulo 1: Cinco periféricos de computadores

IMPRESSORAS
São dispositivos que servem para imprimir arquivos criados no seu computador. Existem muitos tipos de impressoras e de diferentes preços.

Resultado de imagem para impressoras













MICROFONES
Microfones são dispositivos de entrada de áudio. Eles podem ser conectados ao computador para gravar sons ou para você se comunicar por Internet com outros usuários. Muitos computadores possuem microfones incorporados.
 Resultado de imagem para MICROFONE DO PC




ALTO-FALANTES OU CAIXAS DE SOM
São dispositivos de saída de áudio, ou seja, transmitem a informação do computador para o usuário. Graças a estes dispositivos podemos escutar o som da música ou vídeo que está reproduzindo.
Dependendo do modelo, podem ser conectados a entradas USB ou a de áudio.
Alguns computadores já os possuem incorporados.
                      
                                                            Resultado de imagem para CAIXINHAS DE SOM DO PC


WEBCAM
Uma WebCam é um tipo de dispositivo de entrada, e com ela você pode gravar vídeos ou tirar fotos. Você também pode transmitir vídeos através da Internet em tempo real fazendo chamadas com vídeo, com qualquer pessoa e em qualquer parte do mundo.
Imagem relacionada

CÂMERA DIGITAL 
Permite que você capture uma imagem ou vídeo em formato digital. Ao conectar a câmera na entrada USB, você pode transferir as imagens da câmera para o computador. Posteriormente você pode imprimir as imagens, enviá-las por e-mail ou publicá-las na web. 
Atualmente, grande maioria dos dispositivos tem câmeras digitais integradas.
                                                                   Resultado de imagem para camera digital

MOUSE 

         O mouse é a parte do computador que permite que você interaja com os objetos que parecem na sua tela, clicando sobre eles. O mouse faz parte do periféricos do seu computador.
Geralmente, os mouses possuem dois botões. O esquerdo que serve para abrir e executar funções e o direito que permite acessar as funções adicionais dos comandos. 
A maioria dos mouses contam com uma "rodinha" central, também conhecida como scroll. Com ela, você poderá mover o cursor pelos documentos desde a parte superior até a parte inferior e vice versa.

                                                                             Resultado de imagem para MOUSE  




Capítulo 2: Meu nome em código ASCII

77 97 114 105 97 32 76 117 105 122 97 32 100 101 32 83 97 110 116 97 110 97 32 78 101 116 97


Capítulo 3: Conversão  do número 3765 para a base binária e hexadecimal 

3765 para binário= 111001011011

 EXEMPLO DE COMO É FEITO

Resultado de imagem para TRANSFORMAÇÃO DE DECIMAL PARA BINÁRIO



 3765 para hexadecimal = EB5

 EXEMPLO DE COMO É FEITO

                        
Resultado de imagem para decimal para hexadecimal

                       






segunda-feira, 2 de abril de 2018

109 101 117 032 097 114 116 105 103 111


Conversão de binário para decimal


Como já vimos no artigo anterior, o sistema binário só possui 2 algarismos. Cada posição tem um peso de uma potência de 2 (base do sistema binário). Sendo assim, para se converter um número de binário para decimal, deve-se multiplicar cada bit pela potência de sua posição e somar os resultados.

Por exemplo, a conversão do número 10112  para decimal é feita da seguinte forma:

Binário
1
0
1
1
Valor da posição
1 X 23
0 X 22
1 X 21
1 X 20
8
0
2
1
Resultado
8+0+2 + 1 = 11 decimal


Conversão de decimal para binário


Para realizar a conversão de decimal para binário, realiza-se a divisão sucessiva por 2 (base do sistema binário). O resultado da conversão será dado pelo último quociente (MSB) e o agrupamento dos restos de divisão será o número binário.

Por exemplo, vamos converter o número 45 em binário:
Conversão entre sistemas de numeração: decimal para binário
A leitura do resultado é feita do último quociente para o primeiro resto. Sendo assim, o resultado da conversão do número 45 para binário é: 1011012.


Conversão de hexadecimal para decimal


A conversão de hexadecimal para decimal segue o mesmo princípio apresentado para o sistema binário. Multiplica-se cada dígito pela potência de 16 relativa à posição e somam-se os resultados:

Por exemplo, a conversão do número 12C16 para decimal:

Hexadecimal
1
2
C
Valor da posição
1 x 162
2 X 161
12 X 160
256
32
12
Resultado
256 + 32 + 12 =300 decimal


Conversão de decimal para hexadecimal


Para converter um número decimal em hexadecimal realiza-se a divisão sucessiva por 16 (base do sistema hexadecimal), semelhante à conversão de decimal para binário.

Por exemplo, vamos converter o número 438 em hexadecimal:

Conversão entre sistemas de numeração: decimal para hexadecimal
O resultado é lido da direita para a esquerda a partir do último quociente. Assim. 438 é igual a 1B616.
Note que o resto da segunda divisão foi o número 11, que corresponde ao número B em Hexadecimal.

VÍDEO